domingo, 31 de julho de 2016

Especial: Olimpíadas


                                                BADMINTON

Oi pessoal! Hoje, no segundo esporte do nosso especial, vou falar do badminton.
Ah! Eu vou botar mais algumas coisas que eu esqueci de botar no "atletismo", ok? Agora, vamos conhecer o badminton, mais um esporte das olimpíadas 2016!

                                      A HISTÓRIA DO BADMINTON:

Ainda pouco popular no Brasil e caracterizado por ser uma misto de tênis e vôlei de praia jogado com uma peteca e uma raquete, o badminton tem sua origem indefinida, mas a modalidade que se conhece hoje teve início na Índia. Nascido sob o nome de Poona, o esporte ganhou força quando, ainda no século 19, oficiais britânicos em missões na Índia, após ter entrado em contato com o Poona e gostado da prática, resolveram levar o esporte para a Europa.
Depois de se difundir por outros países nas décadas seguintes, o esporte viu seus praticantes se organizarem e fundar, em 1934, a Federação Internacional de Badminton (hoje chamada de Federação Mundial de Badminton – BWF), com sede em Gloucestershire. No início, eram nove nações filiadas: Canadá, Dinamarca, Escócia, França, Holanda, Inglaterra, Nova Zelândia e País de Gales.Na década de 1870, o Poona, já na Inglaterra, foi rebatizado como badminton, após ganhar uma nova versão e ser praticado em Badminton, de propriedade do Duque de Beaufort's, em Gloucestershire.
A entrada oficial do badminton nas Olimpíadas (quando a modalidade passou a distribuir medalhas) é recente. Sua primeira participação foi em Barcelona, em 1992, quando a Indonésia brilhou, com as conquistas das medalhas de ouro por Susi Susanti, no feminino, e Allan Budi Kusuma, no masculino. Nas duplas, a vitória ficou com os coreanos Kim Moon-soo e Park Joo-bong.
No Brasil, a prática do badminton tornou-se competitiva a partir de 1983, quando foi disputada a primeira edição da Taça São Paulo. A Confederação Brasileira de Badminton, entretanto, só seria fundada dez anos depois, em 1993. Hoje, a entidade conta com 15 federações filiadas. Já a Federação Mundial tem 179 países filiados.
Em 1995, a modalidade foi disputada nos Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, na Argentina, e, depois, firmou-se no evento, sendo jogada até hoje. Em 2007, nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, o Brasil finalmente conquistou sua primeira medalha no torneio, um bronze, com a dupla Guilherme Kumasaka e Guilherme Pardo. Como o Brasil nunca disputou uma Olimpíada no badminton, a estreia do país nos Jogos será em 2016, no Rio de Janeiro.   

                              COMO FUNCIONA O BADMINTON:

COMO JOGAR: O badminton pode ser jogado individualmente ou em duplas. Os jogadores ficam em uma quadra divida por uma rede, parecida com a de uma partida de tênis. Na verdade, o jogo parece uma partida de tênis! Mas a diferença é que, no lugar da bola, os jogadores precisam derrubar uma peteca no lado adversário com uma raquete.

MATERIAIS UTILIZADOS: Raquete e peteca.

OUTRAS COISITAS MAIS: A partida é disputada em três sets de 21 pontos cada um; Se a peteca acertar um jogador ou um dos lados da quadra, é considerada uma falta;

                             O DICIONÁRIO DO BADMINTON:

BACKHAND CLEAR: Quando o jogador, de costas para a rede, joga a peteca para o lado do adversário.

BIRDIE: Peteca.

CARREGAR: Nome dado a um movimento ilegal de carregar a peteca antes de um ataque.

CLEAR: Movimento de defesa.

DRIVE: Movimento ofensivo, geralmente usado em duplas.

DROP SHOT: É a "largadinha" quando o jogador joga de maneira curta, perto da rede.

SMASH: Ataque mais agressivo, semelhante a aquelas cortadas do vólei.

 

                              BOM APRENDIZADO!


                                 

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário