sábado, 30 de julho de 2016

Especial: Olimpíadas

                                      ESPECIAL OLIMPÍADAS: ATLETISMO
Oi galerinha! Se você está se perguntando o que é um "especial", aí vai a resposta! Um "especial" é quando nós falamos de um assunto para você saber mais sobre ele. Por exemplo, esse "especial" fala sobre as olimpíadas 2016, porque elas já estão chegando aí e você não pode ficar com cara de "o que é isso?" quando começar, certo?
O primeiro post do "Especial Olimpíadas" vai falar um pouco sobre o atletismo, vamos lá?

                          A HISTÓRIA DO ATLETISMO:

Para o ser humano, aprender a caminhar e, posteriormente, a correr e a saltar são manifestações tão naturais quanto aprender a falar, a gesticular ou a manifestar sentimentos. Nesse sentido, é natural que o atletismo, com suas provas de corrida, saltos e arremessos, seja a manifestação esportiva mais antiga do mundo.

Embora os primeiros registros de competições organizadas datem de 776 a.C., quando os gregos passaram a se reunir para disputar os Jogos Olímpicos, há indícios de que provas de atletismo já eram realizadas entre os egípcios e outras civilizações da Ásia antes das Olimpíadas gregas.

Nos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, o “stadium” se converteu na primeira disputa oficial. A prova consistia em uma corrida de aproximadamente 192 metros. Em 776 a.C., foi vencida por Coroebus, que, assim, imortalizou seu nome como o primeiro campeão olímpico da história.

Com a invasão dos romanos à Grécia, em 456 a.C., a disputa dos Jogos Olímpicos perdeu força gradualmente até chegar a um ponto em que a competição era vista como meras disputas de combates. Assim, em 393 a.C., ocorreu a última edição das Olimpíadas da antiguidade, após 293 edições.

O moderno formato do atletismo, com provas que englobavam uma variedade de provas de corrida, saltos, arremessos e eventos combinados, voltou a ganhar força no fim do século 19, quando escolas e academias militares passaram a incorporar esportes e exercícios como parte dos programas educacionais. Essa prática levou à organização de competições, que remontam a 1840, em Shropshire, na Inglaterra, a primeira de que se tem notícia no século 19. Na década de 1880, competições passaram a ser disputadas nos Estados Unidos, na Inglaterra e nos demais países da Europa, bem como em várias outras nações desenvolvidas.

Em 1896, com a disputa da primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, o atletismo ganhou força e sua prática difundiu-se em todo o mundo nas décadas seguintes, sendo reforçada a partir de 1912, com a fundação da Federação Internacional de Atletismo (IAAF)
                                           
                           AS TRÊS QUE BATERAM O RECORDE NO ATLETISMO:
1°: Em primeiro lugar, destacamos Florence Griffith Joyner, ela mora nos Estados Unidos. Nas olimpíadas de Indianápolis, nos EUA, ela bateu o recorde percorrendo uma pista de 100 m em 10s49! Incrível!

2°: Em segundo lugar, lá vem a Florence Griffith Joyner, que mora nos Estados Unidos. Desta vez, foi nas olimpíadas de Seul, na Coreia do Sul. Ela percorreu uma pista de 200 m em 21s34. Eita! Ela é craque mesmo, batendo recorde duas vezes!

3°: E em terceiro lugar, falamos de Marita Koch, da Alemanha Oriental. Nas olimpíadas de Camberra, na Austrália, ela percorreu um pista de 400 m em 47s60. Parabéns Marita!
  
                         OS TRÊS QUE BATERAM O RECORDE NO ATLETISMO:
1°: O famoso Usain Bolt, da Jamaica, quebrou o recorde nas olimpíadas de Berlim na Alemanha. O atleta percorreu uma pista de 100 m em 9,58s. Bota craque nisso!

2°: Olha o Bolt de novo! Ainda nas olimpíadas de Berlim, Alemanha, ele percorreu uma pista de 200 m em 19,19s. Esse é um mito!

3°: Michael Johnson, dos Estados Unidos também tem seu lugar garantido. Nas olimpíadas de Sevilha, na Espanha, ele percorreu uma pista de 400 m em 43,18s. Parabéns para você também Michael!

                                      BOM APRENDIZADO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário