MICARETA
Oi galera! Acho que a maioria (não sei se são todas as pessoas) sabe o que micareta, certo? Pois bem, se você não sabe o que é, fique despreocupado porque eu vou mostrar o que é! Preste atenção e leia o texto abaixo para descobrir o que é, onde e quando acontece e como esta folia surgiu!
O QUE É MICARETA?
Micareta é a denominação dada no Brasil ao carnaval fora de época. O nome deriva de uma festa francesa, Mi-carême, e, desde os anos 1990, vem se espalhando por várias capitais e cidades brasileiras.
QUANDO E ONDE OCORRE A MICARETA?
Em Feira de Santana, minha cidade, a micareta ocorre no finalzinho de abril para a entrada de maio (hoje mesmo, 30/04, tem micareta na rua! Começou em 28/04 e terminará em 01/05). Pesquisei bastante e encontrei "micaretas" em muitas cidades com nomes diferentes! Veja:
Alafolia (Alagoinhas, Bahia) - maio
Assú Folia (Assú, Rio Grande do Norte) - outubro
Carnatal (Natal, Rio Grande do Norte) - dezembro
Axé Brasil (Belo Horizonte, Minas Gerais) - agosto
Carnalfenas ( Alfenas, Minas Gerais) - março
Carnaporto (Porto Seguro, Bahia) - março
Carnaxelita (Currais Novos, Rio Grande do Norte) - setembro
Copa Vela (Paulo Afonso, Bahia) - setembro
Carnafacul São Paulo (São Paulo, São Paulo) - abril/maio
Fortal (Fortaleza, Ceará) - julho
Pré-Caju (Aracaju, Sergipe) - março
Folianópolis (Florianópolis, Santa Catarina) - novembro
Gevê Folia (Governador Valadares, Minas Gerais) - maio
Carnabral (Sobral, Ceará) - novembro
Sauípe Folia (Costa do Sauípe, Bahia) - setembro
COMO SURGIU?
Segundo a folclorista Hildegardes Viana, a micareta foi introduzida em Salvador porque o carnaval estava perdendo o brilho na capital. A festa foi organizada pela elite local com os seguintes elementos inovadores: "desfiles nas ruas com os três grandes clubes e uma profusão de cordões e blocos. O corso, desfile de cordões de foliões fantasiados em carros abertos, era o mesmo do carnaval, havendo animadas batalhas de confetes e serpentinas".
A festa que deveria substituir o carnaval, no entanto, entrou em decadência. Os organizadores tiveram, então, a ideia de fazer uma eleição para trocar o nome mi-carême e, assim, reanimar a festividade. O jornal A Tarde de Salvador, em 5 de abril de 1935, registrou o resultado da eleição:
![]() | Morre, não morre, a Micareme ganhou novo alento com a campanha feita pelos jornais para a mudança de nome (...). Depois de ruidosa votação popular, dez nomes foram selecionados para as semifinais: Refolia, Micareta, Carnavalito Arlequinada, 1ª Festa Outonal, Mascarada, Bicarnaval, Precarême, Brincadeira e Remate. Nas finais, Refolia e Micareta se pegaram (...) – vencera Micareta por três votos. | ![]()
—
|
O ano de 1935 culminou com o processo de popularização desta festa, que era utilizada pelas elites como forma de impor outra maneira de brincar aos demais grupos, com a interiorização da micareta para as cidades de maior porte da Bahia, como Jacobina e Feira de Santana, por exemplo.
As filarmônicas dos clubes que animavam as festas eram grande fator de destaque aos grupos participantes. Mas a micareta dos desfiles dos corsos deixou de ser apreciada pelo povo, que, muitas vezes, sofria proibições, como a de usar máscaras. Em 1950, a invenção do trio elétrico por Dodô e Osmar em Salvador promoveu uma profunda mudança na forma de se brincar a festa.
POR HOJE É SÓ! ATÉ A PRÓXIMA!
Gostei !
ResponderExcluir